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Tamanhos de imagens para Facebook, Instagram e outras redes sociais (2020)!

Estar atento aos tamanhos das imagens para Facebook, Instagram e outras redes sociais é mais importante do que você imagina! Isso vale também para os outros formatos, como vídeos e textos.

Ao seguir as dimensões indicadas pelas redes sociais, você garante que seu público receba a mensagem por completo, sem cortes ou ruídos de comunicação. E, isso tudo é essencial para que sua estratégia de marketing nas redes sociais funcione com sucesso!

Para te ajudar nessa busca diária e incansável, atualizamos este post com os diferentes tamanhos de imagens para Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest, WhatsApp, Google + e Snapchat!

Mas, não é só isso! Falaremos também sobre as dimensões e especificações para vídeos, textos, gifs e Stories, preparado para começar?

Fique com a gente. Vai valer a pena!

Instagram

No Instagram uma imagem vale mais que mil palavras. ❤

Já que a linguagem visual é o que mais chama a atenção dos usuários na plataforma, investir na qualidade das fotos e vídeos, tanto no feed quanto nos Stories, é SUPER importante para o seu desempenho.

Mas não se esqueça das legendas. Elas também são importantes para garantir que a mensagem seja interpretada da forma correta e, se usadas com sabedoria, ajudam a aumentar o engajamento na rede.

Tamanho da foto do perfil no Instagram

  • O tamanho padrão de foto para perfil do Instagram é 180 x 180 px, na proporção de 1:1

Tamanho de fotos para posts do feed do Instagram

Existem três formatos para fotos no feed do Insta:

  • Square: é o famoso quadrado, usado também em carrossel;
  • Landscape: são as imagens horizontais, ao estilo paisagem;
  • Portrait: são as fotos verticais, conhecidas como retrato.

Cada um dos formatos têm um tamanho recomendado:

  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;
  • Horizontal: 1080 x 566 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px;
  • Stories: 1080 x 1920;

O Instagram aceita as extensões mais usadas de imagem: .jpg e .png.

Tamanhos e resolução de posts em vídeo

  • Duração do vídeo: até 60 segundos (em formato .MP4 ou .MOV);
  • Tamanho máximo do arquivo: 4GB;
  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;
  • Horizontal: 1080 x 566 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.

Limites de caracteres para Instagram

  • Legenda do post: limite é 2000 caracteres, mas se você limitar a 138 caracteres, garantirá que sua mensagem fique completa antes do “Leia mais”.

Tamanhos e resolução para GIFs

  • Mesmas medidas de vídeo, porém, arquivo salvo na extensão .gif;
  • Tamanho do arquivo: até 1,5 MB;
  • Duração de 3 segundos;
  • OBSERVAÇÃO: pela  é possível fazer o upload no formato GIF para o Instagram. A funcionalidade é capaz de transformar o seu GIF em um vídeo que fica pronto para ser publicado. O único requisito necessário é que esse GIF deve ter 3 segundos de duração e, até 200MB.

Tamanhos dos Stories do Instagram

  • Vídeos e imagens:   devem respeitar o limite de 15 segundos e seguir a proporção e 9:16. Recomendamos, tanto para imagens quanto para vídeos, a resolução de 1080 x 1920 px;
  • Você também pode fazer Stories com outras resoluções. O Instagram fará ajustes automáticos, preenchendo as lacunas suavemente e incluindo bordas pretas. Porém, se precisa evitar perdas, siga a resolução citada anteriormente. Recomendamos que se atente ao tamanho máximo de 2,5GB;
  • Recomendação de resolução: 1080 x 1920 px. Fazendo isso, você não terá perda alguma de qualidade.

Observações para Instagram:

  • Imagens: Recomendamos o formato JPEG, 3 canais (RGB), ou seja, exportar para web em ferramentas como Photoshop por exemplo;
  • Vídeos: Até pouco tempo atrás o Instagram só aceitava vídeos de até 30 segundos, atualmente já aceita até 60 segundos. Importante observar que o vídeo tem que ter no máximo 60 segundos, se tiver 60,01 já não aceitará;
  • Para posts com imagens e vídeos: recomendamos subir com a seguinte resolução Até 1080 px de largura e/ou 1080 px de altura, nas proporções indicadas acima;
  • Legenda do post: Limite de hashtags pela é de 30.

Facebook

O Facebook continua a expandir sua liderança como a maior rede social do mundo 🥇 com mais de 2,32 bilhões de usuários ativos mensais.

A rede social continua a crescer, assim como seus recursos e funcionalidades. Além de imagens, a plataforma permite publicar Vídeos, Carrossel, Stories e, claro, cada um deles tem o seu tamanho recomendado.

Confira a série de especificações de tamanhos de imagens e para usar no Facebook e evite cometer erros na maior rede do mundo!

Tamanho de imagens para capa e perfil do Facebook (perfil pessoal)

  • Avatar: 170 x 170 px; 320 x 320 px (recomendável para melhor qualidade). Proporção 1:1;
  • Tamanho de imagem para capa no Facebook (perfis pessoais): 851 x 315 px;
  • Vídeos para capa: 820 x 312 px, com 20 a 90 segundos de duração.

Dimensões de imagens para Facebook (Fan Page)

  • Perfil: 170 x 170 px no computador, 128 x 128 px em smartphones. Proporção 1:1;
  • Imagem para capa: 820 x 312 px. Área visível no mobile: 640 x 360 px;
  • Vídeo para capa: 820 x 312 px. 20 a 90 segundos.

Tamanhos de imagens para post no Facebook

Assim como o Instagram, o Facebook aceita posts com imagens nos formatos quadrado, vertical e tela cheia (full screen).

As resoluções recomendadas são:

  • Quadrado/carrossel: 1080 x 1080 px. Proporção 1:1;
  • Horizontal: 1200 x 630 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.

Lembrando que posts compartilhados de imagem com link são mostrados na timeline na resolução de 1200 x 628 px e posts compartilhados com vídeo serão apresentados na resolução 1200 x 675 px.

Tamanhos de vídeo para post no Facebook

Posts em vídeo seguem as mesmas resoluções que em imagens. Porém, a duração máxima de vídeos para o Facebook é 120 minutos e o tamanho máximo do arquivo aceito pela rede é 40GB.

Tamanhos de Stories no Facebook

  • 1080 x 1920 px, proporção de 9:16, limite de 15 segundos.

Tamanho para capa de Evento no Facebook

  • Imagem ou vídeo: 1200 x 628 px (aproximadamente 2:1);
  • Vídeo: de 30 segundos a 5 minutos, até 100 MB.

Tamanho de capa para Grupo no Facebook

  • Resolução 1.640 X 856 px.

Twitter

No Twitter, os textos dominam! Opiniões, notícias, depoimentos, comentários, vale de tudo. Desde que seja respeitado o limite de 280 caracteres estipulado pela plataforma.

A rede social se popularizou como um lugar perfeito para se inteirar dos mais diversos assuntos, principalmente das tendências do Brasil e do mundo!

Mas nem só de texto vive o microblog: imagens, vídeos e gifs fazem muito sucesso na plataforma. 🐦

Dá uma olhada no guia de que preparamos com o tamanho ideal para publicar imagens, vídeos e GIFs.

Tamanho de capa e perfil no Twitter

  • Perfil pessoal ou corporativo: 400 x 400 px (recomendável);
  • Capa: 1.500 x 1.500 px. Partes da sua capa poderão cortadas para adaptar a imagem na área visível: 935 x 280 px.

Tamanho de imagem para post no Twitter

  • Retangular: 900 x 450 px;
  • Quadrado: 1080 x 1080 px;
  • Imagens com até 5 MB (em formato JPEG e PNG).

Posts com link e imagem compartilhados nessa rede social aparecerão no feed com 520 x 254 px.

Limites para vídeos e gifs no Twitter

  • Duração de vídeos ou gifs: até 140 segundos (40 frames por segundo). Se for gif, já deve vir configurado em looping;
  • Resolução vídeos: de 32 x 32 px a 1920 x 1200 px ou 1200 x 1900 px.
  • Formatos aceitos .MP4 ou .MOV;
  • Tamanho vídeos: 512 MB;
  • Tamanho gifs: até 5 MB no mobile e 15 MB para web. Tempo máximo: 40 segundos (40 frames por segundo).
  •  

Pinterest

O Pinterest é uma rede social totalmente visual, portanto invista em fotos bem produzidas e que transmitam sensações para os usuários.

Mas você não conseguirá atingir o seu objetivo e transmitir a mensagem desejada se não seguir as diretrizes da plataforma para dimensionamento e qualidade de imagem.

Ao segui-las, você terá pins com uma ótima aparência e conseguirá melhorar o desempenho dos seus posts!

Limites para imagens

  • Pins: 600 x 900 px ou 1.000 x 1.500 px. Proporção 2:3;
  • Tipo de arquivo: PNG ou JPEG;
  • Tamanho máximo do arquivo: 32 MB;
  • Dê preferência para imagens na vertical;
  • Evite imagens abstratas ou de fotografias que não remetam à marca específica.

Limites para textos

  • Título: limite máximo de 110 caracteres;
  • Descrição:  o limite máximo de 500 caracteres.

YouTube

O YouTube é a principal fonte de consumo de conteúdo na vida dos brasileiros!

Por ser uma rede totalmente focada em audiovisual exige uma dedicação extra na produção do conteúdo.

Quem possui um canal na plataforma sabe que quanto mais profissionalismo na produção do vídeo,  mais qualidade será entregue para a audiência!

E, assim com todas as outras redes, tem suas especificações de tamanho, extensões, tempo e resolução. Veja mais.

Tamanho de imagens para Youtube

  • O tamanho recomendado para a capa do YouTube é de 2560 x 1440 px. Sendo a área de segurança mínima para textos e logotipos: 1546 x 423 px;
  • Na TV a imagem é exibida integralmente, no desktop terá um corte para 2560 x 423 e, no mobile, de 800 x 800 px;
  • Tamanho do arquivo: até 6MB;
  • Ícone do canal: 800 x 800 px (recomendado).
  • Formatos: JPG, GIF, BMP ou PNG (não são permitidos GIFs animados)
  • Resolução: pelo menos 150 DPI.

Tamanho de vídeos para Youtube

  • Duração: 15 minutos*;
  • Resolução: até 3840 X 2160 px (ou 16:9);
  • Tamanho: até 128 GB;
  • Extensões: .MOV, .MPEG4, .MP4, .AVI, .WMV, MPEGPS, .FLV, .3GPP, .WebM;
  • Limites para textos para título em desktop e mobile: 73 caracteres.

*O YouTube libera, como padrão, o limite de 15 minutos por vídeo.

Se sua necessidade for diferente, e precisar subir vídeos mais longos, você pode solicitar o aumento desse limite para a rede social.

LinkedIn

O LinkedIn se consolidou como uma das redes sociais com maior potencial para fazer contatos profissionais, conectar pessoas interessadas em conteúdo de qualidade e gerar leads, devido ao alcance do seu algoritmo.

Atualmente, muitas empresas utilizam o LinkedIn para ganhar visibilidade, expressar seus valores, conversar com colaboradores e recrutar novos funcionários.

Para empresas do segmento B2B a plataforma oferece recursos valiosos, como anúncios segmentados que ajudam a implementar estratégias de relacionamento com potenciais clientes.

Confira as medidas certas para realizar publicações ou para atualizar as imagens do Perfil Pessoal, Company Page e Showcase Page.

Perfil Pessoal

  • Avatar: 400 x 400 px;
  • Capa: 1584 x 396 px (ambos até 8MB);
  • Formatos: JPG, GIF ou PNG.

Company Page

  • Avatar: 300 x 300 px (até 2MB);
  • Capa: 1536 x 768 px (até 4MB).

Showcase Page

  • Avatar ou Logomarca: 300 x 300 px (até 2MB);
  • Capa ou Imagem Principal: 1536 x 768 px (até 4MB).

Post de perfis pessoais

  • Mínimo 552 x 276 px (até 5MB);

Posts de Company Page e Showcase Page

  • Imagem: 1200 x 627 px;
  • Obs.: Largura mínima para posts é de 200 px. Se ela for inferior a isso, não será exibida em formato de imagem maior, mas sim como uma miniatura à esquerda da publicação;
  • Proporção da imagem 1,91:1;
  • Vídeo: 256 x 144 px a 4096 x 2304 px;
  • Tamanho máximo até 5GB / Tamanho mínimo 75kb;
  • Proporção do vídeo 1:2,4 – 2,4:1;
  • Duração mínima 3 segundos / Duração máxima 10 minutos;
  • Extensões aceitas: ASF, FLV, MPEG-1, MPEG-4, MKV, WebM, H264/AVC, MPEG-4, VP8, VP9, WMV2 e WMV3;

WhatsApp

O WhatsApp é um dos principais apps da atualidade para envio de mensagens diretas e já se tornou uma ferramenta de trabalho para muitos profissionais.

A rede social, adquirida pelo grupo Facebook, conta com uma base de aproximadamente de 200 milhões de usuários ativos mensais.

Sua versão Business possui recursos que facilitam, ainda mais, as relações comerciais e ajudam a fazer negócios, como respostas rápidas, etiquetas, estatísticas e muito mais.

Veja as indicações de tamanhos de imagem, vídeo e texto para garantir uma relação mais profissional com o seu público.

Limites para imagens no WhatsApp

  • Tamanho máximo de uma imagem no WhatsApp: 1920 x 1080.

Limites para vídeos no WhatsApp

  • Assim como nas imagens, os arquivos de vídeo possuem um limite de 16 MB, entretanto, a plataforma oferece a opção de cortar o vídeo antes do envio.

Limites para textos

  • Limite de 500 caracteres.
  •  

Google+

O Google + foi uma alternativa criada pela gigante da tecnologia para substituir a antiga rede social Orkut.

A plataforma ainda não alcançou o destaque pretendido, entretanto, é interessante conhecer suas especificações.

Limites para imagens no Google+

  • Posts: o limite recomendado é de 2048 x 2048 px.

Limites para textos

  • Post: não existe um limite de caracteres.

Limites para vídeo

  • Seguindo também os padrões de regramento de imagem, o recomendado é utilizar vídeos com até 2048 x 2048 px.

Snapchat

A ideia do Snapchat é compartilhar momentos. Dessa forma, todo o conteúdo publicado expira em um determinado período (algo que pode ser parametrizado pelo usuário).

Apesar da concorrência com o Instagram, a rede social ainda representa uma grande força no mercado e possui um público específico que pode deve ser explorado pelas marcas.

Confira as medidas de imagens para mandar bem nos seus posts dentro da plataforma.

Limites para imagens no Snapchat

  • O limite recomendado é de 1080 x 1920 px.

Limites para textos

  • Post: 45 caracteres.

Limites para vídeo

  • O padrão é a publicação de 10 segundos, entretanto, a empresa está implementando a possibilidade do uso de transmissões sem limite de tempo.

Bônus: Dicas extras para redes sociais

Além desses padrões de imagem e publicação, é imprescindível que o social media esteja sempre atento às tendências do mercado digital.

Nesse ponto, o importante é se preparar para agradar o perfil do consumidor e entregar um conteúdo que agregue valor ao negócio.

Então, antes de postar qualquer coisa em qualquer rede social, siga algumas recomendações:

  • toda estratégia de comunicação deve ser elaborada com conceitos de um design responsivo — tecnologia que possibilita a visualização fluída do material, mesmo em telas menores;
  • a produção de materiais originais é altamente recomendada, tanto para indexação no Google quanto para o engajamento do público;
  • o cuidado com as fotos deve ser uma prioridade, tanto pela qualidade quanto pelos direitos autorais;
  • invista em praticidade, uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais te ajuda a fazer tudo de um só lugar!

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